A casa mais estreita do mundo

POST_31_00Espremida entre dois edifícios na cidade de Varsóvia encontra-se um pequeno espaço, onde o escritório de arquitetura Centrala, projetou a construção de uma casa. A Casa Keret.

POST_31_02

Como havia um grande potencial para se criar algo criativo e único, nesta área estreita, o resultado foi um projeto  cuja largura varia de 72cm até 133cm na região mais larga.

POST_31_01

Pelo tamanho da área construída, apenas 14m2, foi classificada como INSTALAÇÃO ARTÍSTICA, em vez de residência. O proprietário da casa, o famoso escritor  israelense Etgar Keret afirma que o local vai cumprir também a função de estúdio para convidados – jovens criadores e intelectualistas de todo o mundo.

POST_31_03

ENTRADA – Como existem tubos para aquecimento da cidade sob o terreno, uma escada de 2,16m foi montada na entrada da casa e leva ao piso principal.

POST_31_04

PISO PRINCIPAL – Neste piso encontramos uma sala de estar. A mesa esconde, abaixo dela,  2 aquecedores de 1000 W, já que a casa não utiliza serviço de aquecimento municipal. Uma curiosidade: Em Varsóvia a temperatura pode chegar a -20 graus Celsius.

POST_31_05

PISO PRINCIPAL – Ainda neste piso encontram-se a cozinha e o banheiro. O banheiro e cozinha ficam lado a lado, divididos apenas por uma porta corrediça. O banheiro possui um vaso e um chuveiro e é tão espaçoso quanto o de um avião. A cozinha, com 90cm de largura tem uma pia,  um fogão elétrico, dois armários e um frigobar.

POST_31_07

MEZANINO – Uma escada vertical leva o morador, do primeiro piso ao mezanino. No mezanino encontramos  uma cama de 90cm de largura, escrivaninha, cadeira e ganchos para roupas – não tem armário. A fachada translúcida deixa passar luz natural evitando a sensação de claustrofobia.

POST_31_08

VENTILAÇÃO – A casa foi projetada no formato triangular – ver o  Polígono do Vento na figura – para favorecer a criação de um corredor de ventilação entre as duas janelas da casa. O ar entra por uma janela de 40cm x 40cm, na extremidade inferior ( 1 ). Ao se aquecer, no interior da casa, o ar sobe pelo teto inclinado rumando para a segunda janela localizada sobre a cama ( 2 ).

POST_31_09

5 Escadarias Incríveis ao redor do Mundo

ESCADAS_30_000

Qual a sua resposta para a pergunta: Estou dentro de um prédio, quero ir no 12o. andar, vou de escada ou de elevador? Existe uma GRANDE probabilidade que sua resposta seja : Elevador.
As escadas são evitadas em construções feitas pelo homem. De fato, é meio ultrapassado, contudo, o principal motivo, é o esforço aplicado na subida e a perda tempo.
Em algumas regiões do mundo, as  escadarias devido a suas formas e localizações,  viraram atração turísticas. Elas levam os turistas aos lugares mais remotos, com vistas deslumbrantes. Aja fôlego para chegar ao topo.

Veja, neste POST, 5 obras de escadarias criadas pelo homem.

01 – Escada na rocha “Peñón de Guatapé” na Colômbia

ESCADAS_30_001ESCADAS_30_002

 02 - Escadaria espiral nas montanhas “Taihang” na China

ESCADAS_30_003

  03 - Escadaria acima do mar na  Espanha

ESCADAS_30_004 ESCADAS_30_005

  04 - Escadaria da ilha de “Santorini” na  Grécia

ESCADAS_30_006 ESCADAS_30_007

   05 - Escadaria “Potemkin” na Ucrânia

ESCADAS_30_008 ESCADAS_30_009