Escadas Famosas – Torre de Pisa

TOPO_18

Estamos iniciando, com a Torre de Pisa, uma série de POSTS que apresentam monumentos famosos e suas, não menos famosas, escadarias.

000-Igreja_e_torreA torre pendente de Pisa é um campanário localizado atrás da catedral da cidade italiana de Pisa.

OLYMPUS DIGITAL CAMERACom a construção iniciada no século 12 e durando quase dois séculos,  a obra foi projetada para abrigar o campanário da catedral da cidade de Pisa na praça dos Milagres. Quando três dos oito andares da torre estavam prontos, notou-se uma ligeira inclinação devido a uma depressão no piso – ela tinha sido edificada sobre terreno arenoso e também por cima de um lençol freático.

Em 1990, uma avaliação de engenheiros indicou que a construção corria perigo de cair de vez e chegou a ficar inclinada 4,5 metros em relação ao seu eixo original. A torre foi então fechada para a visitação, e um comitê internacional foi nomeado para providenciar as obras necessárias para salvar o monumento.

TOPSHOTS-ITALY-PISA-LEANING TOWER-WORKS-ENDOs especialistas descobriram que poderiam corrigir o problema escavando a terra das fundações da torre, sem ter que desmontar a construção. Até 1990, qualquer pessoa podia subir os 296 degraus da torre e admirar a vista da cidade de Pisa e da região.

000-vista panoramicaApós os trabalhos de restauração, aparentemente a torre parece exatamente como antes do fechamento. Mas, na verdade, a construção de 58,5 metros de altura teve a sua inclinação corrigida em 45 centímetros.

000-Vista do droneA visitação à Torre de Pisa foi reaberta em dezembro de 2001, depois de aproximadamente 11 anos fechada e ficou limitada a passeios previamente organizados, com guias, com grupos de, no máximo, 30 pessoas por vez. Segundo os engenheiros e arquitetos, o monumento agora está salvo por pelo menos mais 300 anos.

Você sabia que os degraus da Torre de Pisa também são tortos?

PISA_ESCADA_01PISA_ESCADA_02A inclinação que deixou a Torre de Pisa famosa não é o único elemento que contribui para sua falta de retidão. Seus 296 degraus possuem superfície extremamente irregular, dando a impressão de que foram “derretidos” ou passaram por um processo de forte desgaste.

SCANNER_002Principais características do monumento

  • A Torre de Pisa é uma construção da Idade Média que se caracteriza pela inclinação;
  • A torre possui 55,863 metros de altura em oito andares (níveis). Sua inclinação está, atualmente, em 3,97 graus;
  • A torre possui 296 degraus;
  • No interior da torre existem 7 sinos;
  • O peso estimado da torre é de 14700 toneladas;
  • A torre está situada na cidade de Pisa (região noroeste da Itália);
  • Ela começou a ser construída em 1174, sendo finalizada em 1350;
  • Foi projetada para abrigar os sinos da catedral da cidade;
  • Em função do afundamento do terreno, a torre começou a apresentar inclinação.
  • Passou recentemente por um processo de restauração e trabalhos de engenharia civil para diminuir a inclinação;
  • É um dos pontos turísticos mais visitados da Europa.