Escadas Famosas: Torre Eifel

FOTO_22_00

Neste POST estamos dando continuidade a apresentação de escadarias em monumentos famosos. Vamos fazer uma viagem a charmosa Paris e conhecer a Torre Eifel.

Em 1889, aconteceu a grande Exposição Universal de Paris, como parte deste evento, uma torre denominada La Tour Eifel, com 320 metros de altura, foi construída  celebrando assim o centenário da Revolução Francesa (1789).

FOTO_22_01_001 FOTO_22_01_002

Fotos do período da construção

Com quase 7 milhões de visitantes por ano, a Torre Eifel ou “Dama de Ferro” como  é conhecida pelos parisienses foi projetada pelo engenheiro francês Gustave Eiffel.

FOTO_22_02

O que nem todos sabem, porém, é que subir na Torre Eifel  pelas escadas pode ser uma experiência que leva o visitante a conhecer detalhes mais “íntimos”  de sua estrutura.

Caso você esteja bem preparado fisicamente e resolva subir pelas escadas, seu objetivo será chegar ao 2o. andar, mas haja fôlego! Para subir mais, você deve pegar um elevador no 2o. andar.

FOTO_22_03

Subindo a torre é interessante ver o maquinário que faz funcionar o elevador, com enormes rodas metálicas, ou ir até o correio onde as pessoas podem enviar de lá mesmo um cartão postal carimbado “Paris Tour Eiffel”.

FOTO_22_04

São ao todo 704 degraus em lances de escada em zig zag que, a cada curva, apresenta ângulos únicos e deslumbrantes de Paris.

FOTO_22_05 http://www.dreamstime.com/-image2292438 FOTO_22_07 FOTO_22_08Caminhos para subir até o 2o. andar

O monumento ganhou uma dose extra de adrenalina com um piso de vidro instalado no primeiro andar do cartão-postal parisiense. Os mais corajosos que quiserem se arriscar na caminhada sobre o chão transparente, terão uma bela visão panorâmica do local com as pessoas a 57 metros de altura ficando bem pequeninas lá de cima.

FOTO_22_09Piso de vidro no 1o. andar

CURIOSIDADE

Quando a Torre Eiffel foi concluída, havia apenas um caminho para chegar ao topo, por uma enorme escada em espiral que ligava a plataforma mais alta ao topo da Torre.

Na reforma da torre, a escada antiga foi desmembrada em 20 partes que foram leiloadas ou doadas e que podem ser encontradas em várias partes do mundo. Abaixo indicamos dois locais:

Rua em Paris

Uma parte da escada de aço que fazia parte da Torre Eiffel é vista em uma rua de Paris. Placa à direita indica que a escada era realmente do mais famoso ponto turístico.

FOTO_22_10

Center of the World in Felicity: Granite Museum

Localizado no canto sudeste da Califórnia, a poucos quilômetros do México e a poucos quilômetros do Arizona, fica o centro de “oficial” do mundo. A pequena cidade de Felicity, é reconhecido pela  França e alguns outros países da UE como o centro do mundo.

O primeiro lugar que você vai ver ao entrar no Museu Granite  é a escada que leva para lugar nenhum. Esta escadaria é realmente uma peça original da Torre Eiffel, que foi comprado em leilão.

FOTO_22_11