Escadas para pequenos espaços – Parte I

Escadas em residências são na maioria das vezes parte integrante da arquitetura original do imóvel e compatíveis com o espaço disponível. Quando existe a necessidade de acrescentar um pavimento, o espaço ideal, ergonomicamente falando, nem sempre é possível.

O desafio para o arquiteto é projetar uma escada bonita e segura que proporcione conforto aos usuários utilizando um espaço reduzido. Apesar de parecer algo muito complicado, por incrível que pareça, existem muitas alternativas disponíveis.

Na primeira parte deste post apresentamos 5 escadas construídas num espaço reduzido.

ESCADA RETA

A maneira mais simples de executar uma escada é criar uma linha única de degraus, o que é muito utilizado em residências de lote estreito para economizar espaço da largura do imóvel. Resulta numa escada não muito confortável, por ser muito inclinada, mas resolve o problema de espaço.

PEQUENA_001Escada reta em concreto

PEQUENA_002Escada reta em madeira

PEQUENA_003Escada reta em chapa metálica

Um projeto perfeito. Uma escada de linhas leves e integrada à arquitetura do espaço. O aproveitamento da modulação dos degraus como patamar é um show de criatividade.

PEQUENA_004Escada em U sem patamar (em leque)

Uma escada neste formato ocupa, neste projeto  aproximadamente 1,20 x 1,60m no piso.

PEQUENA_005Escada em U com patamar

Um dos tipos mais conhecidos de escada, neste caso com degraus mais altos (inclusive um no patamar) para ocupar menos espaço em planta baixa. Uma parte do patamar  foi aproveitado como armário.

Na parte II deste post apresentaremos  Escadas em Caracol e Santos Dumont. Aguardem!!