Escadas para pequenos espaços – Parte II

Hoje iremos completar a informação sobre escadas utilizadas em pequenos espaços.

No post anterior apresentamos escadas RETAS (clique aqui para ver o post anterior), neste post apresentaremos as escadas em CARACOL e as escadas denominadas SANTOS DUMONT.

ESCADA CARACOL

O diâmetro mínimo de uma escada caracol é de 1,20 metro e requer um vão (recorte na laje para instalação da escada) quadrado ou redondo de 1,30 metro. Esse diâmetro de escada normalmente é instalado em um local de acesso esporádico, por onde não existe a necessidade de transportar volumes. Com mais espaço disponível e a necessidade de ter um acesso melhor ao pavimento superior, o diâmetro do caracol pode e deve ser aumentado.

PEQUENA_006_0

A imagem abaixo é de uma variação de escada caracol, pois observem que o eixo é inclinado e a abertura na laje retangular. O espaço ocupado é de apenas 80 x 120cm aproximadamente!!

PEQUENA_006_1

ESCADA SANTOS DUMONT

O benefício desta escada é que ela permite uma maior inclinação com conforto, pois cada degrau tem uma aba para o pé e uma reentrância para a subida do degrau seguinte. Ela tem este nome porque é criação de Santos Dumont, que tem duas destas escadas em sua casa de Petrópolis. Achavam inclusive que se tratava de uma superstição porque a escada da casa limitava o primeiro passo com o pé direito, mas a existência de outra escada com o primeiro passo com o esquerdo no interior da casa fez com que esta teoria não tivesse fundamento. A escada original tem degraus em forma de raquete.

PEQUENA_008Esse tipo de escada é particularmente útil em locais onde o trânsito de pessoas é pequeno ou, ainda, onde o espaço é muito restrito. Como o objetivo primeiro desse modelo é economizar espaço, a escada tipo Santos Dumont é geralmente concebida estreita, com largura nunca superior a 75 centímetros. Larguras entre 60 e 70 centímetros são mais comuns. Na foto abaixo podemos ver com clareza o pequeno espaço que a escada ocupa no piso.

PEQUENA_009A figura abaixo apresenta a escada Santos Dumont versão em caixas de madeira (degraus alternados). Além dos degraus ocuparem pouco espaço, o seu formato em caixa permitiu o uso como estante. Para maior segurança além do corrimão de um dos lados foi instalada rede de proteção.

PEQUENA_010_1A figura abaixo apresenta a escada Santos Dumont  na versão em concreto. Nesta escada é possível ver com clareza o princípio da escada: cada degrau equivale a dois, reduzindo pela metade o espaço ocupado pela escada.

PEQUENA_011A figura abaixo apresenta a escada Santos Dumont  na versão em chapa metálica.

PEQUENA_012A figura abaixo apresenta a escada Santos Dumont  com degraus em diagonal.

PEQUENA_013_1