Mil anos de história em 3500 degraus

CHANDI BAORI – ÍNDIA

Chand Baori é um famoso conjunto de escadas localizado na aldeia de Abhaneri perto de Jaipur, no estado indiano de Rajasthan, foi construído pelo rei Chanda da Dinastia Nikumbha entre 800 e 900 dC.

CHAND_BAORI_00

No Google, procure por Chand Bawri, Step Well Rajasthan, India 27.007268, 76.606466

Ele está situado em frente da Mata Temple Harshat e possui uma profundidade equivalente a 13 andares, sendo que 3500 degraus são utilizados para percorrê-lo,  tornando-o assim, um dos maiores e mais profundos poços com escadas e um dos pontos turísticos mais admirados da Índia.

CHAND_BAORI_01

Esse conjunto de degraus, também conhecidos como Kalyani, pushkarani, bawdi, baoli, Barav, ou vaav; são poços ou tanques de armazenamento onde a água  pode ser alcançada por meio de um conjunto de etapas de escadas. Eles podem ser cobertos e protegidos e são muitas vezes de grande importância arquitetônica. Mais comum na Índia Ocidental, eles também podem ser encontradas em regiões áridas do Paquistão.

CHAND_BAORI_02

A diferença básica entre esses poços com escadarias, tanques ou poços é que as escadarias são mais fáceis para que  as pessoas possam atingir o lençol freático sendo mais fáceis de manter e gerenciar. Esses conjuntos também servem para outros fins, como  alívio para o calor durante o dia e como lugar de encontros sociais e cerimônias religiosas.

CHAND_BAORI_04

Recentemente este marco arquitetônico foi cenário das filmagens do último episódio da trilogia de Batman – The Dark Knight Rises.

CHAND_BAORI_05